domingo, 11 de dezembro de 2011

ENTÃO É NATAL...E O QUE TEM PRA COMER? - PERU DE NATAL

    
     Chegou a hora do personagem principal da ceia: o peru! 
     Não se assuste com o tamanho do bicho amiguinha, se eu consigo, você consegue! Ele é grande mas nóis é ruim!
     Toda família tem um modo particular de fazer o peru, essa receita é como fazemos todo ano lá em casa e eu adoro! O peru é coberto com tirinhas de bacon que ficam bem crocantes, enquanto a carne fica macia com a gordurinha do bacon que penetrou durante o cozimento nhamnhamnham #gordice total! Mas no Natal pode né, gente? Vamos lá!

PERU DE NATAL
INGREDIENTES
- 01 PERU (#CÊJURA?)
- TIRINHAS DE BACON (o necessário para cobrir todo o peru. Peça para fatiarem o bacon na máquina no momento em que comprar)
- 01 LIMÃO GRANDE
- 01 LARANJA
- 06 DENTES DE ALHO RALADO
- 01 CEBOLA RALADA
- 01 CEBOLA ROXA INTEIRA
- 02 COLHERES DE EXTRATO DE TOMATE
- 03 COLHERES DE MOLHO SHOYO
- ORÉGANO
- COENTRO E CEBOLINHA PICADOS
- ERVAS FINAS DE SUA PREFERÊNCIA (SALSINHA, ALECRIM, SÁLVIA, TOMILHO, MANJERONA, O QUE TIVER EM CASA)
- SAL A GOSTO

MODO DE FAZER
1. Comece a preparar o peru um dia antes do natal para que o tempero penetre melhor na carne. Retire de dentro do peru um saquinho com os miúdos (descarte ou guarde pra outra coisa). Tenho uma amiga que já assou com o treco dentro (quem é, sabe)! Espalhe o suco do limão por todo o peru e deixe de molho por alguns minutinhos. Lave o peru em água corrente;
2. Em uma vasilha junto os dentes de alho, cebola ralada, extrato de tomate, molho shoyo, orégano, coentro, cebolinha, ervas finas e sal. Já disse aqui que tempero é algo particular, então esteja a vontade para acrescentar o que lhe der na telha. Passe esse tempero EM TODO O PERU (até por dentro). Coloque o peru com todo o tempero dentro de um saco plástico, amarre e deixe marinando até o próximo dia. Toda vez que abrir a geladeira, dê uma viradinha no saco pra distribuir o tempero;
3. No dia seguinte retire o peru do saco e coloque na assadeira. Coloque a cebola roxa dentro do peru, unas as pernas (dele hahah) e amarre com barbante. Segundo minha mãe o sumo da cebola faz a carne do peru ficar mais molinha. Com mãe não se discute, ela fala, eu acredito e coloco a cebola;
4. Acomode as tirinhas de bacon em cima do peru. Segue abaixo algumas formas de vestir o bichinho: 

     Eu nunca fiz como na 1ª foto, mas acho que deve ser a melhor maneira (e também a mais bonita), porque assim as tirinhas ficam todas presas nessa trama e não caem durante o cozimento. Eu sempre dava uma armengada com palitinhos para segurar o bacon hihihi.
5. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve o peru pra assar em forno brando. O segredo pra carne do peru não ficar ressecada é que ele deve ser assado devagarinho, então nada de fogo alto! O peru demora de 03 a 04 horas pra assar. Na última hora retire o papel-alumínio, esprema a laranja em cima do peru e deixe dourar. Sempre que achar necessário regue o peru com o próprio caldo.
6. Transfira o peru para uma travessa e enfeite. Eu sempre faço uma "caminha" de alface, e enfeito com tomates, frutas, castanhas e nozes. Tipo assim:
BOAS FESTAS!
Imagens: reprodução




3 RECADINHOS:

Livia Lima disse...

Hummmm!!!! Parece delicioso. Essa eu faço.Receita saborosa e, sem dúvida, muito bem explicada. De fácil compreensão, só não faz quem não quer.

23 de dezembro de 2011 19:16
NINE disse...

Brigada Lívia! A receita é sucesso no natal lá de casa. Que bom que você gostou! Volte sempre! =)

27 de dezembro de 2011 13:26
Katya disse...

Vou fazer a receita, depois posto o resultado e o comentário do pessoal depois que comeu... :)

23 de dezembro de 2012 07:34
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by YummyLolly.com
Sponsored by Free Web Space